A criação de um bom conteúdo de marketing envolve três etapas
Compartilhar
O marketing de conteúdo não só direciona novos visitantes ao seu site como também motiva as pessoas a voltar. Utilizar as ferramentas a seguir ajudará você nesse sentido.
Um bom marketing de conteúdo não só direciona novos visitantes para seu site como também motiva as pessoas a voltar. Uma estratégia de conteúdo é fundamental, e utilizar as ferramentas a seguir ajudará você nesse sentido.
1. Identifique as áreas com maior potencial
Antes de criar novo conteúdo para seu site, entenda os interesses e o comportamento de consumo de conteúdo dos usuários que você quer alcançar. Encontre as áreas que têm maior potencial. Por exemplo, conteúdo de nicho, ou seja, tópicos que atraem muito interesse ou têm grande número de consultas, mas poucos sites correspondentes, deve ser explorado porque pode se destacar com mais facilidade.
O Google Trends mostra o que as pessoas estão pesquisando. Ele analisa a popularidade das principais consultas na Pesquisa Google em diferentes regiões e idiomas, além de mostrar gráficos que ajudam a comparar o volume de pesquisas ao longo do tempo. Confira o que as pessoas estão pesquisando ou insira um termo para descobrir consultas e temas relacionados. Com essas técnicas, você fica por dentro dos assuntos de maior interesse e pode personalizar seu conteúdo.
Dica profissional
O Google Question Hub coleta as dúvidas dos usuários que não foram respondidas para identificar lacunas do conteúdo on-line. Com esses insights, você personaliza o conteúdo para seu público-alvo.
O Market Finder descobre novas oportunidades para globalizar sua empresa. Ele analisa pesquisas mensais, tendências de mercado em alta, renda per capita disponível e número de usuários da Internet por país. Assim, você segmenta a região mais adequada para seu produto, serviço e conteúdo. Veja uma lista selecionada de mercados-alvo promissores para sua marca e leve o conteúdo do site para usuários internacionais.
O News Consumer Insights analisa quais origens de tráfego atraem os usuários mais qualificados e qual é a melhor forma de interagir com os visitantes. Por exemplo, quando o NCI mostra que o número de visitas por usuário é alto, mas a quantidade de páginas visitadas é baixa, significa que a recirculação interna deve ser aprimorada. Inclua links ao final do seu conteúdo mais visualizado e incentive os leitores a clicar.
Conheça o público-alvo e saiba como ele interage com seu site para descobrir o que funciona ou não. Depois, faça alterações para otimizar a estratégia de conteúdo.O Google Analytics inclui uma série de ferramentas que ajudam você a conhecer seus usuários e identificar áreas para melhoria.
Os Relatórios de comportamento mostram o desempenho geral das páginas e do conteúdo do seu site.
Vincule o Search Console ao Google Analytics para saber quais consultas direcionam os usuários ao seu site, corrigir erros e analisar as impressões, os cliques e a posição dele na Pesquisa.
Os Realtime Content Insights identificam quais artigos atraem mais interesse dos leitores e quais tópicos gerais estão em alta na sua região.
3. Aprenda com as tendências e dicas mais recentes
Considere o cenário geral, incluindo como o uso da Web está evoluindo e como outras empresas estão respondendo a isso.
O Consumer Barometer mostra como, quando e por que pessoas do mundo todo usam a Web. Ele é um repositório continuamente alimentado com pesquisa e recursos on-line e inclui desde dados por país sobre preferências de dispositivo dos consumidores até insights sobre como as pessoas tomam decisões de compra.
As histórias de sucesso inspiram e destacam ideias da comunidade geral, mostrando como as pessoas usam o Google AdSense para financiar o que amam fazer.
Compartilhar