Recurso
Práticas recomendadas do Google AdSense
Quais são as práticas recomendadas do Google AdSense? Veja as nossas recomendações que ajudam a ganhar dinheiro com o AdSense
Para ganhar dinheiro com o Google AdSense, é importante seguir estas práticas recomendadas do Google AdSense. Não só asseguram um aumento contínuo da sua receita do Google AdSense, como também ajudam a assegurar que o seu site continua a crescer e a prosperar.
1. Experimente diferentes blocos de anúncios.
O Google AdSense proporciona diferentes estilos de anúncios por uma razão. Os visitantes do seu site não têm todos as mesmas preferências no que toca aos anúncios que consideram apelativos e nos quais clicam. Alguns clicam em links. Outros clicam em faixas grandes. Outros clicam em blocos de vídeo.
Além disso, a questão não é tanto o estilo do anúncio, mas o anunciante que está a utilizar aquele estilo específico e o visitante que é correspondido com esse anunciante. Por exemplo, suponhamos que alguém chega ao seu site logo após ter visitado o site de um grande retalhista. Se esse retalhista tiver anúncios de remarketing de um determinado tamanho e o seu site utilizar um bloco de anúncios correspondente, a probabilidade de o visitante clicar nos seus anúncios é maior.
Neste sentido, recomendamos vivamente que experimente diferentes blocos de anúncios. Poderá observar que os blocos de anúncios de link, de cabeçalho e de arranha-céus têm melhor desempenho.
2. Identifique os melhores posicionamentos de anúncios para o seu tipo de site.
Se tiver dúvidas relativamente ao local onde deve posicionar os anúncios do Google AdSense, utilize estes recursos sobre os melhores posicionamentos de anúncios para sites de notícias, sites de classificados, sites de jogos, fóruns, blogues, sites de desporto e sites de viagens como ponto de partida.
Outra forma de identificar o que irá resultar melhor com o seu público-alvo é identificar os sites mais populares semelhantes ao seu e observar as respetivas práticas. Mesmo que não utilizem o Google AdSense, observe com atenção os locais onde posicionam publicidade. É provável que os proprietários desses sites tenham feito o trabalho de casa no que diz respeito a identificar os posicionamentos que vão proporcionar mais impressões ou cliques aos respetivos anunciantes.
Após concluir a pesquisa, pode passar aos testes. Experimente as recomendações da Google durante uma semana. Em seguida, disponha os anúncios do Google AdSense de forma semelhante a outros sites populares durante uma semana. Ficará a saber qual o esquema que resulta melhor com o seu público-alvo em função da semana que lhe proporcionar mais ganhos.
3. Decida se os seus anúncios têm de ser adaptáveis.
Em primeiro lugar, o design do seu site deve ser adaptável, se possível, uma vez que se trata do método recomendado pela Google para assegurar a compatibilidade com dispositivos móveis. Porém, a questão mais importante é: os seus anúncios têm de ser adaptáveis? Comece por analisar o site num smartphone para ver o aspeto dos anúncios. Se tiver anúncios no cabeçalho que ultrapassem os limites do mesmo, pondere utilizar um bloco de anúncios de cabeçalho adaptáveis em vez de um estático.
Mas, antes de efetuar alterações deste tipo, é recomendável avaliar se o tráfego em dispositivos móveis é importante para o seu site e respetivos ganhos com o AdSense. Para tal, pode utilizar o Google Analytics. Em particular, é recomendável associar as contas do Google Analytics e do AdSense para saber mais acerca de como os seus utilizadores em computadores se comparam aos que utilizam dispositivos móveis e qual a frequência com que clicam nos anúncios.
Se otimizar os seus anúncios para torná-los compatíveis com dispositivos móveis, poderá observar um aumento global dos ganhos com o AdSense, e não apenas dos gerados por utilizadores de computadores.
4. Continue a criar conteúdo novo.
A maioria dos sites depende de conteúdo novo para atrair novos visitantes e incentivar o regressos dos visitantes anteriores. Na maioria dos casos, o conteúdo novo surge sob a forma de novas publicações em blogues, novos debates ou novo conteúdo gerado pelo utilizador. Independentemente do tipo de conteúdo que criar, certifique-se de que o cria frequentemente para continuar a direcionar visitantes para o site.
Para se certificar de que o conteúdo novo continua a gerar tráfego para o seu site, siga as Diretrizes de Webmaster do Google a fim de otimizar o site para motores de pesquisa de acordo com uma palavra-chave expressão específica que pesquisou com o Planeador de palavras-chave do Google Ads. Quanto mais otimizado for o conteúdo criado, mais tráfego irá receber a longo prazo de utilizadores de motores de pesquisa.
Além de criar novo conteúdo, proporcione aos visitantes uma forma de regressarem ao site. Incentive-os a subscreverem o site através de email ou das principais redes sociais para promover o conteúdo mais recente junto dos mesmos. O objetivo é ter canais através dos quais possa alcançar os seus fãs para os incentivar a regressar ao site e, espera-se, a clicar em mais anúncios.
5. Continue a promover o conteúdo e o site.
Se pretender manter uma receita sólida com o Google AdSense, deve continuar sempre a promover o conteúdo e o site. Sempre. Mais uma vez, siga as Diretrizes de Webmaster do Google e certifique-se de que não está a violar as Políticas do Google AdSense ao promover o site.
Dito isto, procure sempre oportunidades de promover o conteúdo e o site de forma natural. Se tiver uma atividade elevada nas redes sociais, os seus perfis nas mesmas devem conter links para o site. À medida que interage com outros utilizadores e constrói relações de qualidade, é provável que as pessoas queiram comunicar consigo e, em última instância, saber mais sobre si ao clicarem num link para aceder ao seu site.
Também pode aderir a grupos nas redes sociais e fóruns relacionados com o tópico do seu site e interagir com os membros desses grupos e fóruns. É provável que existam situações em que o seu site surge como um recurso relevante numa resposta a uma pergunta ou que as pessoas com quem falar consultem o seu perfil para saber mais sobre si e, em seguida, cliquem para aceder ao site.
Além disso, mantenha-se em contacto com bloggers que escrevam sobre o tópico do seu site. Se estabelecer relações de qualidade com eles através das redes sociais e de comentários nos blogues, é provável que acabem por mencionar o seu site nas publicações nos blogues.