Recurso

Como criar um Website

Imagem do recurso
Práticas recomendadas

Quer pretenda partilhar a sua paixão, criar uma comunidade ou promover a sua empresa, existem vários motivos pelos quais poderá precisar do seu próprio Website.

Talvez já esteja a pensar no aspeto e nos tipos de funcionalidades e conteúdos que pretende apresentar.

No entanto, antes de avançar, vamos ver alguns dos passos principais envolvidos, como começar e quanto pode custar dar vida à sua visão.

Comece por definir o seu objetivo

Qual é o principal objetivo do seu Website? Se for principalmente um blogue, isso irá influenciar fortemente o tipo de esquema e navegação que pretende. Em alternativa, se estiver a planear utilizá-lo para vender produtos ou serviços, precisará de algo seguro, simples de navegar e fácil de atualizar com novo inventário.

Defina o orçamento com cuidado

Os preços para criar um Website variam de zero a milhares. Basicamente, depende do tipo de site que pretende e o que pretende alcançar com o mesmo.

Se precisar de um site de blogue simples, existem várias opções e ferramentas gratuitas à escolha. A maioria é simples e intuitiva, pelo que não precisará de qualquer experiência de design ou programação. O melhor de tudo é que poderá começar em pouco tempo e não terá de gastar dinheiro com um criador ou programador de Websites.

Escolha a plataforma de Websites certa

A maioria das pessoas não tem tempo ou competências para criar o seu próprio Website de raiz e é aqui que os criadores de Websites entram em ação. Toda a programação é feita automaticamente, pelo que só tem de escolher um modelo e, em seguida, personalizá-lo com o seu próprio texto, imagens e toques finais.

Provavelmente, a parte mais difícil de utilizar um criador de Websites é decidir qual escolher. Existem centenas de fornecedores e, à primeira vista, todos eles parecem oferecer os mesmos serviços ou serviços muito semelhantes.

Antes de escolher um fornecedor, reflita sobre o seguinte:

  • Tem um URL seguro ou uma opção para adicionar um mais tarde?
  • É intuitivo?
  • Pode personalizá-lo facilmente em função das suas necessidades?
  • Quanto custa? É uma taxa única ou mensal?
  • Tem muitos modelos à escolha?
  • Oferece apoio técnico? É gratuito? É disponibilizado através de email, telemóvel ou bot de chat?
  • Oferece plug-ins ou extensões, como vídeos ou inscrições no boletim informativo?

Mais uma vez, muito depende daquilo para o que planeia utilizar o seu site. Ferramentas como o Google Blogger podem ser úteis e permitem-lhe escolher diferentes modelos e estilos de design. Também existe o Google Sites, que pode ser uma excelente forma de promover uma pequena empresa, evento ou mostrar um portefólio de trabalhos. Este guia rápido tem mais informações e ajuda a tomar uma decisão informada.

Configure o nome do domínio

Muitas das ferramentas gratuitas de criação da Web permitem criar um blogue simples sem ter de gastar dinheiro no seu próprio nome do domínio. Se quiser criar um blogue profissional ou um Website para uma empresa, pode querer algo mais personalizado e exclusivo face ao que oferece.

Também terá de pensar sobre o domínio de nível superior (TLD) a que deve recorrer. Por exemplo, se o seu Website estiver focado numa região ou país específico, pode optar por .uk, .fr, .de e assim por diante. Se for mais global, pode preferir um endereço .com.

Outros aspetos a considerar ao escolher um TLD:

  • Tenha atenção ao aumento dos custos. Alguns fornecedores oferecem taxas com desconto para começar, mas aumentam-nas mais tarde.
  • Certifique-se de que o nome do domínio não é um nome com marca comercial. Se o seu nome infringir os direitos de autor de outra marca, poderá ter de alterá-lo e acabar por pagar custas judiciais. Pode encontrar mais informações aqui.
  • Mantenha as suas informações pessoais seguras. Quando se inscreve num domínio, tem de fornecer os seus detalhes à ICANN, à qual os spammers e autores de esquemas podem aceder facilmente. Embora possa optar por tornar os seus detalhes privados, algumas entidades de registo vão cobrar por este serviço, por isso não se esqueça de verificar essa condição primeiro.

O Google Domains pode ser um bom local para começar a escolher o nome do domínio. Mostra rapidamente o que está disponível, quanto custa e até indica as vantagens ou potenciais inconvenientes, por exemplo, se é difícil de pronunciar ou pode ser facilmente mal ouvido.

Criar o seu conteúdo

Escolheu a sua plataforma, planeou o seu design e agora está na hora da melhor parte: criar o conteúdo que o seu público-alvo vai adorar. Mais uma vez, pode seguir alguns princípios básicos para poupar tempo e dinheiro e incentivar os visitantes a regressar ao seu site.

Experimente estas sugestões importantes.

  • O Google Trends é uma forma útil de ver o que as pessoas procuram e como a popularidade de determinadas palavras ou frases muda ao longo do tempo. Também pode medir o interesse pelo seu conteúdo em diferentes regiões e identificar potenciais novos públicos-alvo em todo o mundo. Não se esqueça de que pode sempre utilizar as suas plataformas de redes sociais ou outros grupos de comunidade online para fazer sondagens e descobrir as tendências atuais ou emergentes.
  • Mesmo antes de começar a gerar conteúdo, decida com que frequência pretende publicar e cumpra essa planificação. Lembre-se de que a qualidade supera sempre a quantidade.
  • Tenha em atenção que nem todos gostam de consumir conteúdo da mesma forma. Algumas pessoas preferem texto direto, enquanto outras apreciam a velocidade da infografia ou a facilidade do vídeo. Com o tempo, aprenderá o que funciona melhor.
  • Quando começar a publicar conteúdo, vai querer saber de onde vêm os seus visitantes, como encontram o seu site e que páginas atraem mais atenção. Pode obter estes dados através do Google Analytics, que também pode associar diretamente ao seu blogue para obter resultados em tempo real.
  • Este guia partilha mais ferramentas e sugestões sobre a criação de conteúdo para os seus visitantes, além de histórias de sucesso inspiradoras de todo o mundo.

Ter o seu próprio Website pode ser uma forma divertida e gratificante de estar em contacto com o seu público-alvo e alcançar os seus objetivos pessoais ou comerciais. A utilização das ferramentas e sugestões contidas neste guia vai ajudar a começar e a evitar erros dispendiosos. Também pode utilizar o nosso centro de recursos para explorar formas de monetizar a sua presença online e refinar a experiência do utilizador.