Recurso

Como aumentar o tráfego do seu Website

Imagem do recurso
Práticas recomendadas

O novo tráfego é a espinha dorsal de qualquer Website e este artigo explora algumas estratégias sem custos que pode utilizar para expandir o seu alcance e atrair mais visitantes online.

Antes de começar, tem de ter um motivo claro para precisar de mais tráfego. Quer desenvolver a sua comunidade? Quer vender mais produtos? Quer fomentar uma causa social? Se o objetivo for a última opção, não será útil atrair compradores que querem gastar dinheiro e comprar artigos, pois acabarão por sentir-se frustrados e desistir.

Assim que definir os seus objetivos, está tudo pronto para começar a promover o seu site e a aumentar o tráfego.

Normalmente, a promoção de Websites divide-se em três categorias:

As promoções pagas ocorrem quando paga para anunciar noutras plataformas ou Websites (por exemplo, a página de resultados do Google, se estiver a utilizar o Google Ads).

As promoções de proprietário podem ser uma lista de subscritores de email que contacta ocasionalmente para divulgar novidades ou ofertas.

As promoções ganhas são outros Websites com um link para o seu site (por exemplo, um blogue ou artigo de jornal que menciona o seu conteúdo).

Algumas abordagens são comuns a estas três categorias. Por exemplo, os anúncios pagos em redes sociais que incentivam os seguidores a voltar a publicar e a partilhar os seus produtos/novidades/causas com outros utilizadores. Todas estas categorias dependem de conteúdo excelente que atrai as pessoas e as faz regressar ao seu site.

O segredo para criar conteúdo excelente

Pode gerar conteúdo apelativo de formas diferentes. Se é um blogger que cria publicações sobre um tópico específico (por exemplo, comida), pode entrevistar chefes locais sobre como confecionar o seu prato favorito para as festividades. Se planeia casamentos, pode criar conteúdo exclusivo ou estatísticas que as pessoas podem consultar, como o número de casamentos previstos para o próximo ano ou novas tendências de maquilhagem para noivas. Pode até fazer uma sondagem no Twitter e publicar os resultados.

Independentemente da sua atividade, certifique-se de que o conteúdo é visualmente interessante e claro. Assim, mais pessoas irão desfrutar do mesmo e partilhá-lo. Após atualizar o seu site com novo conteúdo, certifique-se de que adiciona links para o conteúdo antigo e vice-versa, se relevante. Seguem-se algumas sugestões sobre como criar conteúdo excecional.

Formas de aumentar o tráfego

Agora que o seu conteúdo está pronto, saiba como pode apresentá-lo ao público-alvo certo.

1. Redes sociais orgânicas

Esta pode ser uma forma extremamente eficaz de aumentar o seu público-alvo e o tráfego. O segredo é investigar e encontrar as plataformas de redes sociais que o seu público-alvo mais utiliza. Pode perguntar à sua comunidade ou clientes existentes, ou simplesmente fazer uma pesquisa no Google. Rapidamente irá familiarizar-se com o tipo de conteúdo de que as pessoas gostam e onde normalmente o consomem. Por exemplo, se tiver um blogue sobre croché, poderá constatar que as pessoas acedem ao YouTube para obter novas sugestões ou que gostam de publicar e debater as respetivas criações mais recentes no Instagram.

Se decidir investir em redes sociais, certifique-se de que estabelece uma agenda de publicação consistente e de que adapta o conteúdo a cada plataforma. No Twitter, por exemplo, terá de restringir as publicações a 280 carateres. O YouTube Shorts também limita os vídeos a um máximo de 60 segundos. Também é importante tornar o seu conteúdo tão apelativo quanto possível. Em vez de publicar apenas texto, pode criar uma imagem simples que chama a atenção das pessoas quando deslocam a página ou o ecrã, e as incentiva a partilhar o conteúdo.

Da mesma forma, utilize sempre metatags de redes sociais para influenciar a forma como o seu site é apresentado quando é partilhado através de redes sociais. Pode obter mais informações sobre esta questão aqui.

Por último, vença a timidez. Se há um debate sobre um tópico do seu interesse ou no qual tem experiência, participe e partilhe o seu ponto de vista único.

2. Listas de correio

À medida que o seu site cresce, pode pedir aos utilizadores os respetivos endereços de email para manter o contacto com os mesmos. Antes de começar, é importante mostrar às pessoas o que receberão como recompensa, quer seja um guia gratuito, uma oferta especial ou um resumo mensal das suas novidades.

Independentemente do que decida oferecer, seja sempre consistente no estilo e frequência do seu conteúdo, e lembre-se de incluir botões de apelo à ação no seu email, que encaminham os utilizadores para o seu site. Outra sugestão importante: nunca envie spam ao seu público-alvo. Não só é ilegal em alguns países, como também pode fazer com que o público-alvo desista do seu conteúdo e anule a subscrição.

3. Otimização do motor de pesquisa (SEO)

A SEO é uma ferramenta útil que pode ajudar a apresentar o seu conteúdo numa posição superior nos resultados do motor de pesquisa e gerar novo tráfego. O segredo para o sucesso é criar conteúdo novo e apelativo. O Google Trends é um bom local para começar. Basta escrever a sua área de foco (por exemplo, "yoga") para ver como o interesse de pesquisa nesse tópico mudou ao longo do tempo e que outras expressões e palavras relacionadas as pessoas pesquisam (por exemplo, "yoga nidra" ou "hot yoga"). Pode basear os seus artigos ou blogues nestes termos para aumentar a probabilidade de o seu Website ser apresentado quando as pessoas estão a pesquisar online.

Sugestão importante: certifique-se de que o seu site está configurado de forma a que o Google e outros motores de pesquisa o possam rastrear e indexar. Siga este Guia de iniciação à SEO ou veja o nosso seminário na Web a pedido. Se é um publicador, também recomendamos este seminário na Web, que aborda sites para dispositivos móveis, paginação, conteúdo duplicado e muito mais.

À medida que o seu site se torna mais popular, também pode tentar aumentar o tráfego através da expansão para mercados estrangeiros. Este guia mostra como localizar o seu conteúdo para estes novos públicos-alvos.

4. Publicidade gratuita

Outra abordagem que pode experimentar é a publicidade gratuita. Para começar, precisa de criar um comunicado de imprensa. Pode ser sobre qualquer conteúdo em que o seu público-alvo tenha interesse, desde que adicione o seu ponto de vista ou personalize o mesmo. Por exemplo, se tem um blogue de receitas e está a publicar um livro de receitas para a época festiva, pode destacar o facto de todas as suas receitas serem veganas ou terem sido criadas pela sua avó.

Assim que definir a sua história e ponto de vista único, terá de decidir quem terá interesse nesse conteúdo. Neste exemplo, podem ser bloggers de comida, sites de receitas ou até mesmo uma celebridade vegana no Twitter. Se não souber para onde deve enviar o comunicado de imprensa, experimente fazer uma pesquisa rápida no Google para encontrar serviços de distribuição de comunicados de imprensa gratuitos.

Principais sugestões para criar um excelente comunicado de imprensa:

  • Escreva um cabeçalho que capte a atenção do leitor/jornalista/blogger.
  • Não perca tempo com rodeios. O que está a oferecer? O que é que o seu produto faz? Qual é a sua relevância?
  • Escreva uma introdução ou versão interessante da sua história (por exemplo, "Nesta época festiva, 1 em cada 5 britânicos irá cozinhar uma refeição vegana para a família").
  • Se possível, escreva no formato de marcas de lista em vez de parágrafos longos.

Acima de tudo, no que toca a campanhas de publicidade, seja paciente e não espere resultados instantâneos. Poderão ser necessárias várias tentativas para que a sua história ganhe ímpeto e terá de investir tempo para compreender quem são as pessoas mais importantes no seu nicho de mercado e desenvolver relações com as mesmas.

Tudo pronto para gerar mais tráfego?

Apesar de todas estas estratégias serem úteis, recomendamos que escolha apenas uma por agora. Em seguida, pode utilizar a análise do site para monitorizar o seu impacto. Embora algumas abordagens possam ser mais demoradas do que outras, em breve descobrirá o que funciona melhor no seu caso e o que estimula mais o seu público-alvo. Em breve, terá novos visitantes no seu site e estará no bom caminho para atingir os seus objetivos.