RECURSO
Existem várias maneiras de lucrar com um blog. Conheça diferentes modelos de receita on-line e as estratégias mais usadas para ganhar dinheiro com seu site.
Se você tem um blog ou site, ou quer criar um, nunca é tarde demais para gerar receita com ele. Existem várias maneiras de ganhar dinheiro. Este artigo explica os diferentes modelos de receita on-line e estratégias comuns de monetização de conteúdo digital.
Vamos começar com o básico: o que é monetização? Em resumo, significa lucrar com seu site. Quando você gera receita com o conteúdo on-line do blog, trata-se de monetização.
Para começar a ganhar dinheiro com seu blog, existem vários modelos de negócios on-line:
Como fazer isso funcionar para você e seu blog? Vamos conferir mais detalhes sobre cada modelo de monetização.
Como editor de um blog, a publicidade pode ser uma boa fonte de receita para seu conteúdo on-line. Os anunciantes estão dispostos a pagar para ter exposição. Da mesma forma que um jornal de grande circulação cobra mais dos anunciantes, quanto mais acessados forem seu site e conteúdo, mais você poderá lucrar.
É possível oferecer espaço para publicidade no site às empresas que gostariam de aparecer junto com seu conteúdo. Isso é chamado de transação direta. Você também pode usar uma rede de anúncios, como o Google AdSense, para vender esse espaço em seu nome.
O Google AdSense veicula anúncios relevantes ao conteúdo de uma página específica do seu blog. Por exemplo, se o site for sobre turismo de aventura e você tiver acabado de postar sobre uma viagem para Bariloche, o AdSense poderá mostrar um anúncio sobre a Argentina, seguro de viagem ou roupas de frio. Como você é proprietário do site onde o anúncio está sendo exibido, o Google AdSense pagará pelas visualizações ou interações.
Se os anunciantes conseguirem tornar os anúncios on-line relevantes ao conteúdo e aos leitores do seu blog, muitos deles aceitarão pagar um preço adicional pelo espaço para anúncio.
Com o marketing de afiliados, você inclui um link no seu conteúdo para um produto ou serviço à venda em outro site. Quando o usuário clica nesse link, ele é direcionado ao site do afiliado para comprar o item promovido, e você recebe uma comissão pela venda.
No caso de blogs com um público-alvo interessado em recomendações de produtos, esse é um modelo de receita viável. Artigos informativos, instrutivos e de estilo de vida oferecem várias oportunidades de promover esses produtos de afiliados.
Usando o exemplo do blog de turismo de aventura novamente, digamos que você tenha feito uma postagem sobre piscinas naturais. Você pode usar o marketing de afiliados para recomendar vestuário e acessórios, como roupa de banho, toalhas e óculos de natação. Quando um leitor clica no link de um item recomendado e efetua a compra, você ganha dinheiro.
Para manter a confiança do seu público-alvo, seja transparente nas relações com os afiliados. Em muitos países, é obrigatório por lei divulgar essas relações, então procure aconselhamento jurídico antes de usar essa estratégia. Lembre-se também de que a reputação do seu blog é ligada ao produto ou serviço que você está promovendo, então escolha parceiros de qualidade.
Para gerar receita com os blogs, muitos profissionais usam uma plataforma de comércio eletrônico, criam uma loja virtual e começam a vender produtos. Esses itens podem ser físicos ou digitais. No caso do blog de turismo de aventura, é possível vender camisetas com o logotipo da empresa ou guias digitais sobre destinos exóticos.
Independentemente de seus produtos serem físicos ou digitais, é preciso configurar um sistema de pagamentos. Para vender mercadorias físicas, você precisa considerar o armazenamento do estoque, a organização do transporte e o gerenciamento de tributos e encargos. A logística dos itens digitais é menos complexa, já que eles são entregues de forma eletrônica.
Se seu blog tiver uma comunidade ativa e interessada nos assuntos que você aborda, é possível oferecer uma assinatura paga para ganhar dinheiro em longo prazo com seu conteúdo valioso.
Nesse modelo de negócios, os leitores pagam uma quantia fixa de forma periódica (geralmente mensal ou anual). Essa taxa de assinatura gera uma renda recorrente. Com esse tipo de receita contínua, você consegue valores mais estáveis, previsíveis e precisos.
Em troca, é possível oferecer assinaturas e conteúdo premium, uma área para a comunidade, recursos de aprendizagem, vídeos ou serviços e ferramentas adicionais. Você pode combinar vários desses elementos no seu blog.
Se seu blog oferece recursos de aprendizagem, você pode ganhar dinheiro criando e cobrando por cursos on-line e pacotes de treinamento.
Quando você cria materiais de ensino de autoajuda, como vídeos ou e-books disponíveis para download, os membros do seu público-alvo avançam no ritmo desejado. À medida que as pessoas fazem o curso, você pode avaliar o interesse delas para decidir outros tópicos que serão abordados.
Desenvolver uma grade curricular exige tempo e recursos consideráveis, então você precisa de um público-alvo interessado para torná-la viável.
Outra forma de aumentar a receita é oferecer treinamentos em vídeo ao vivo e cobrar pelo serviço.
Independentemente de essa oferta ser um curso on-line ou um treinamento sob demanda, você também pode se comunicar com os alunos por e-mail ou blog.
Lembre-se de que há muitas formas de ganhar dinheiro com seu blog. Você pode se concentrar em uma estratégia de monetização ou usar várias fontes de receita para descobrir a melhor opção. Se quiser saber mais sobre a monetização on-line, acesse nosso blog.
Compartilhar